Franquias de bagagens. ⚠

Franquias de bagagens

Em 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou novas regras que retiram a obrigação de empresas que realizam voos internacionais de oferecer uma franquia gratuita de bagagem despachada. Com isso, cada empresa instaurou suas próprias regras para bagagem.

Confira como funciona as franquias gratuitas oferecidas pelas principais linhas aéreas que realizam voos internacionais. Todos os valores são referentes a voos com origem ou destino no Brasil:

Aerolineas Argentinas:
Voos para Estados Unidos, México e República Dominicana: duas peças de até 23kg cada na classe econômica e três nas categorias Club Economy ou Club Cóndor
Voos para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela: uma peça de até 23kg na classe econômica e duas nas categorias Club Economy ou Club Cóndor

Air Canada: 
duas peças de até 32kg cada

British Airways:
Classes econômicas: duas peças de até 23kg cada
Classe executiva: duas peças de até 32kg cada
Primeira classe: três peças de até 32kg cada

Delta:
Classes econômicas e executivas: duas peças de até 23kg cada
Primeira classe: duas peças de até 32kg cada

Emirates:
Classe econômica: duas peças de até 23kg cada
Classe executiva e primeira classe: duas peças de até 32kg cada

Gol:
Franquia light: apenas bagagem de mão de até 10kg
Plus: uma peça de até 23kg
Max e Premium: duas peças de até 23 kg cada

LATAM:
Voos dentro da América do Sul ou da América do Sul para o Caribe: uma peça de até 23kg na classe econômica e três de até 23kg cada nas demais
Voos para outras regiões: duas peças de até 23kg cada na classe econômica e três de até 23kg cada nas demais

United Airlines:

Classe econômica: duas peças de até 23kg cada
Demais classes: duas peças de até 32 kg cada

Qual é o limite de tamanho e peso da bagagem de mão?

Independentemente da empresa ou classe, o viajante possui direito de levar uma bagagem de mão de até 10kg. As dimensões dela podem variar conforme a linha aérea escolhida, por isso confira as regras no site da empresa antes de viajar!

Líquidos e alimentos na bagagem de mão

Todos os tipos de líquidos possuem restrições sérias em voos internacionais. Artigos considerados perigosos para transporte aéreo, como substâncias tóxicas ou explosivas não são permitidos. Na bagagem de mão, os líquidos devem estar em recipientes de, no máximo, 100ml e em embalagem transparente. A soma de todos os líquidos levados na bagagem de mão não podem exceder 1 litro, ou seja, você pode levar 10 frascos de até 100ml cada.

Lembre-se que essa regra também se aplica para alimentos líquidos e molhos, como iogurte e sopas.

Alimentos secos são, em sua maioria, liberados. Porém, comidas frescas ou não industrializadas podem ser barradas pela alfândega em certos países, como Estados Unidos. Vale a pena checar as regras do seu destino.

Mais regras para bagagem de mão em voos internacionais

Segundo a ANAC, itens que possam oferecer perigo não podem ser transportados na bagagem de mão, nem na despachada. Por exemplo, produtos inflamáveis como fósforos ou combustíveis para isqueiros, explosivos como fogos de artifício, materiais radioativos, corrosivos e magnéticos são banidos.

Equipamentos eletrônicos, no geral, podem ser levados na bagagem de mão ou despachados. Porém, considere a possibilidade de levar na bagagem de mão: a recomendação é que objetos de valor, como notebooks e smartphones, estejam sempre com você.

Se você vai viajar com um bebê, é necessário se atentar a outras regras para bagagem. Como na grande maioria dos casos a passagem para os pequenos é apenas uma fração, ou gratuita, eles não possuem direito a bagagem. Porém, os pais podem levar um carrinho de bebê dobrável na bagagem de mão, sem nenhum custo adicional.

O que não posso levar na bagagem despachada?

Além de produtos inflamáveis, radioativos, corrosivos ou magnéticos, que são estritamente proibidos, há restrições para outros itens. Confira a lista com artigos permitidos, porém com restrição:

Animais vivos: devidamente registrados, são transportados no bagageiro. É necessário comprovar vacinação.
Medicamentos: aqueles que não precisarão ser ingeridos durante o voo. Converse com o seu médico e solicite uma prescrição para provar a necessidade do remédio.
Itens desportivos: bicicleta, prancha de surfe, etc.
Produtos perecíveis: carnes, queijos, etc.
Bebidas alcoólicas: segundo a ANAC, o limite é de de 12 garrafas de um litro na bagagem despachada.
Magnéticos
Amostras laboratoriais
Restos mortais
Líquidos
Pescados
Baterias
Aerosóis

Cada empresa aérea pode ter restrições adicionais, por isso, não esqueça de confirmar as regras para bagagem da linha aérea escolhida.

Fonte: Flexiroam

Equipe WJK TRAVEL